Monday, March 4, 2013

CONHECENDO O BANCO DO VATICANO - índice e explicações


Em 2008, traduzi todo o livro de David Yallop intitulado In God's name - an investigation into the murder of Pope John Paul I (Em nome de Deus - uma investigação sobre o assassinato do Papa João Paulo I).

O resultado foi um volume de várias centenas de páginas. O capítulo 4, "Vaticano S.A.", preencheu 120 páginas daquela tradução.


São essas 120 páginas que coloco à disposição aqui.


O CAPÍTULO  "VATICANO S.A."  EM SEIS PARTES:

parte 1
parte 2
parte 3
parte 4
parte 5
parte 6 
As notas foram adicionadas por mim (não constam do original).


- Existe o Banco do Vaticano?
- Sim, existe.
- Mas eles não devem ganhar nada...

Esse curto diálogo entre uma gerente de loja fast food e eu, outro dia, ilustra como a maioria tem uma ideia errônea sobre o que é a Igreja Católica.

Quem for sensível à ideia de que o papa é também o chefe do banco mais imundo do mundo, não deve ler o capítulo


O "Banco do Papa" entra tão detalhadamente no livro sobre o assassinato do pontífice que precedeu o polonês João Paulo II justamente por causa da forte ligação entre a sujeira do banco e a limpeza que João Paulo I anunciou que faria na instituição. Não o deixaram viver para sequer começar a tarefa.

Líquido e certo: a lista dos clientes do IOR (nome oficial do Banco do Papa) é a coisa mais bem guardada do mundo. O dia em que isso vier à tona, será o fim do mundo.
Bem sei que essa não é a versão bíblica para o fim do mundo. Mas o mundo de que falo não é místico.

Ainda um best seller na Europa, Em nome de Deus saiu de catálogo, no Brasil, há décadas. E não foi mais editado. Yallop é também autor de O Poder e a Glória, sobre o pontificado de João Paulo II, que também recomendo para aqueles com ambos os pés "na real".

Boa leitura!

SEARCH BOX ~ BUSCA

THIS PAGE IS DESIGNED FOR A TINY GROUP OF
'-ERS' FELLOWS: LOVERS OF IDEAS; EXPLORERS OF THE SUBLE; THINKERS AND WRITERS OF INEXHAUSTIBLE PASSION. ULTIMATELY MINDERS OF FREEDOM.